terça-feira, 24 de novembro de 2009

Tratando a Esquizofrenia

A esquizofrenia não tem uma origem ainda especifica porém as evidências indicam que se trata de um severo transtorno do funcionamento cerebral. "As atuais evidências relativas às causas da esquizofrenia são um mosaico: a única coisa clara é a constituição multifatorial da esquizofrenia.Isso inclui mudanças na química cerebral, fatores genéticos e mesmo alterações estruturais.A esquizofrenia é provavelmente um grupo de doenças relacionadas, algumas causadas por um fator, outras, por outros fatores" diz Dra Nancy Andreasen psiquiatra renomada no assunto.

Infelismente não é só quem tem esquizofrenia, que sofre com isso, o sofrimento estende-se a todos os membros da família e muitas vezes é a própria família quem tenta esconder a doença por causa do preconceito social. Entretanto quando a doença insiste em persistir, os sonhos se desfazem, a preservação da imagem não tem mais sentido porque a doença é mais grave que o preconceito.A doença é completamente imprevisível, impõe-se e obriga-nos a mudar de postura diante da vida, diante da dor. O doente esquizofrénico não deve ser considerado como um indivíduo isolado, mas inserido num contexto social, cultural e principalmente familiar, capaz de o influenciar, condicionando as suas atitudes e valores.
A família é indispensável a uma boa inserção social. Por esta razão, é absolutamente fundamental que esteja informada para que possa compreender a situação, de forma a atenuar a angústia face ao desconhecimento. A capacidade de adaptação e de intervenção da família pode constituir um fator determinante no tratamento desse individuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário