terça-feira, 24 de novembro de 2009

Entrevista

Com o objetivo de mostrar como a família é vista hoje em dia principalmente pelos adolescentes,e a sua relação com o mesmo.
A entrevistada é a psicóloga Rebeca Mendes.


Importância familiar: O que tem levado as pessoas e principalmente os adolescentes a procurarem um psicólogo?
Rebeca: Atualmente as pessoas lidam melhor com o fato de estarem em um consultório psicológico o que não acontecia com tanta naturalidade a certo tempo atrás. Percebo que os jovens procuram esse profissional,devido a necessidade de ser ouvido,o dialogo na família é algo que não acontece, o que gera dificuldade de relacionamento intrafamiliar,além disso o sentir-se excluído ou diferente dos demais é fator importante para a ida nos consultórios.

Importância Familiar: Como a Família é vista por esses adolescentes hoje em dia?
Rebeca: Vou ser franca, infelizmente a família é muitas vezes vista por eles como "o grande causador de seus conflitos pessoais" Eles culpam os pais pelo estado em que se encontram, se estão revoltados é porque os pais não os entendem, se são estressados é porque os pais brigam demais em casa e assim por diante.Essa tem sido uma realidade bem comum nos dias de hoje.

Importância familiar: Qual a estrutura familiar dos dias atuais?

Rebeca: Olha isso varia muito, os papéis muitas vezes se invertem o pai é quem fica em casa e a mulher trabalha, e eles vivem felizes dessa maneira e outros não, muitas mães solteiras são chefes de família e tem que trabalha para sustentar os filhos, casais homossexuais que querem e já podem constituir uma família. Então varia muito de família para família.O que é realmente importante é que todos vivam em harmonia como tem que ser no seio familiar.



Importância familiar: Que papel tem a família atualmente?

Rebeca: A família desempenha papel importante na formação do individuo tanto social como culturalmente é ela a responsável pela formação da sua personalidade; transmite valores essenciais de convivência.É necessário redescobrir e valorizar plenamente o papel da família e quão importante ela é em nossas vidas.

Importância familiar: Como a Família pode auxiliar ou na aprendizagem ou tratamento de alguma doença, síndrome de um individuo?

Rebeca: Primeiramente dando todo o apoio a esse membro da família, tendo paciência, buscando incentiva- lo, ninguém nasce sabendo de tudo, o que é bom, assim podemos ir aprendendo aos poucos. É urgente a necessidade da aproximação da família com a escola e que os pais sintam a responsabilidade de ter filhos adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário